A importância da experiência para as crianças.

A vida dos pequenos é construída por experiências e é por meio delas que a aprendizagem acontece. Então, como proporcionar boas experiências para eles dentro da escola? Tudo é mais simples do que parece. As situações rotineiras são ricas para as crianças, e explorar o dia a dia é uma boa solução para expor a criança à experiências – sensoriais, emocionais e sociais.

Os educadores devem ser cuidadosos ao incentivar os alunos a ir além daquilo que dão conta de fazer. As crianças de uma mesma classe são diferentes e vivem experiências com sensações diversas. Então, na mesma sala pode existir uma criança mais aventureira e outra mais tímida. Portanto, estimule o conhecimento e a aprendizagem de forma diferente, que cada uma se adapte.

Veja nossas dicas:

1 – Atenção nas situações diárias

Valorize as situações corriqueiras. Dê espaço para que a criança torne isso uma fonte de descoberta e prazer, driblando a correria e atribulação da rotina. Não queira a perfeição para as crianças, a naturalidade do dia a dia são experiências maravilhosas para eles.

2 – Desperte a curiosidade

Escolha momentos para participar ativamente da ampliação da compreensão de mundo das crianças. Ao observar a chuva, por exemplo, faça com que os alunos realizem perguntas: “Gotinhas caindo do céu, de onde será que elas vem?” Faça com que os alunos se arrisquem para ir além, faça comparações e responda as perguntas que eles fizerem.

3 – Relembre os aprendizados do dia.

Converse com os alunos sobre o dia que tiveram, o que aprenderam e o que descobriram. Isso estimula as crianças a construírem o “contar”. Ao contar e recontar um acontecimento, há a construção da memoria baseada em fatos, situações e datas.

4 – Fortaleça a confiança.

As expressões e o comportamento dos educadores falam mais alto do que sua voz. Por isso, se houver algum momento de exaltação, explique para a criança o que está acontecendo.

Dicas básicas para um dia a dia escolar mais dinâmico e produtivo para as crianças da educação infantil. Professores e alunos em harmonia. Lembrando que essas dicas também servem para mães e pais de crianças pequenas.

2 thoughts to “A importância da experiência para as crianças.”

    1. Oi Kelly como vai? Para que você receba nossos conteúdos semanais, basta se cadastrar em nossa newsletter informando seu nome, e-mail e área de atuação no quadro roxo no canto superior direito da página. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *