homem-filho-lendo

8 maneiras de incluir os pais e responsáveis nas atividades de sua escola

Uma escola precisa sempre planejar atividades que estejam relacionadas com seu plano pedagógico e seu propósito como instituição de ensino para que seja possível envolver os pais e responsáveis nas atividades escolares. Ao incluí-los na rotina da escola, é possível notar uma melhoria na aprendizagem e uma atitude positiva em relação à comunidade.

Existem formas práticas e simples de fazer com que os pais e responsáveis estejam engajados e que façam parte das atividades de sua escola, como a presença em reuniões, em eventos temáticos e comemorativos ou por meio de uma boa e eficiente comunicação entre escola e familiares. Confira neste artigo 8 maneiras de incluir os pais nessas atividades. Acompanhe!

Faça reuniões periódicas para acompanhamento

Na grande maioria das escolas são feitas reuniões no início do ano letivo, sendo uma das principais maneiras de ter os pais e responsáveis presentes. Porém, para que haja uma maior aproximação entre ambos, a escola pode ter a iniciativa de realizar reuniões periódicas durante todo o ano. Com isso, é possível fazer um acompanhamento mais próximo de cada aluno e das atividades que estão sendo promovidas pela escola.

Convide-os para participarem de eventos comemorativos

Promover eventos como festas de início ou de final de ano letivo, festas juninas, eventos comemorativos, entre outros, podem ser excelentes oportunidades para trazer os familiares do aluno até a escola.

Pratique uma boa comunicação por e-mail e nas redes sociais

Existem familiares que estão mais ativos na internet  e tem boa receptividade na comunicação por meio de redes sociais e e-mails. Para isso, o gestor deve investir em praticar uma boa comunicação com os pais e responsáveis nesses meios, seja para comunicar os eventos cotidianos – lições de casa, faltas, atividades realizadas no dia, etc. – ou para avisar sobre datas de reuniões e demais eventos.

Incentive a participação nas lições de casa

A lição de casa é uma das principais responsabilidades escolares dos alunos, funcionando como uma extensão do ensino. Para tornar essa prática ainda mais produtiva, a equipe pedagógica precisa estar constantemente incentivando a participação dos pais e dos responsáveis nesse momento. Uma maneira de fazer isso é solicitar atividades que necessitem de um adulto, principalmente para as crianças mais novas.

Crie grupos de familiares voluntários para as atividades

A escola pode criar e desenvolver grupos de familiares que atuam como voluntários em determinadas atividades, como na organização de um evento, em ações sociais para a comunidade e na participação das melhorias a serem feitas na própria escola. Dessa forma, os pais e responsáveis que desejarem estar mais presentes no cotidiano escolar podem se juntar a esse grupo.

Promova visitas nas aulas

Ter a participação dos pais e demais responsáveis no cotidiano escolar auxilia no aprendizado da criança e do jovem. Pensando nisso, a escola e a equipe pedagógica podem promover dias especiais para que os familiares façam visitas nas aulas de seus filhos. Seria uma forma de eles estarem ativamente presentes no dia a dia escolar de suas crianças.

Solicite a participação em feira de profissões

Uma feira de profissões é um jeito de solicitar a participação dos familiares que estão inseridos no mercado de trabalho a irem na escola para conversar com os alunos sobre o que fazem e com o que trabalham, além de outros assuntos relacionados à vida profissional.

Compartilhar momentos de atividades das crianças

Os pais e os responsáveis irão se sentir mais incluídos nas atividades escolares ao receberem informações do que seus filhos estão fazendo na escola. Há escolas brasileiras que já fazem uso dessa iniciativa ao compartilhar e enviar para os familiares fotografias e demais registros da participação de seus filhos em momentos cotidianos ou em atividades especiais. Essa é uma maneira de possibilitar que os familiares, principalmente aqueles que trabalham, estejam próximos da escola, dos professores e de seus filhos.

É necessário considerar alguns pontos de atenção

Além de elaborar iniciativas para incluir os pais e os responsáveis nas atividades da sua escola, é necessário ser cauteloso com alguns pontos de atenção, como as seguintes sugestões:

– Considerar horários fora do período de trabalho dos familiares;

– Respeitar as diferenças entre as famílias;

– Garantir que todos entendam realmente a mensagem transmitida pela escola;

– Solicitar a opinião dos pais e responsáveis em relação ao que está sendo feito na escola e escutar verdadeiramente o que eles têm a acrescentar;

– Fazer com que os pais permaneçam confortáveis para participarem das reuniões, eventos e demais atividades;

– Em nenhuma situação expor casos individuais na frente de todos os demais presentes nas reuniões e eventos.

A participação da família na vida escolar do aluno é fundamental para o seu desenvolvimento. Na sua escola, como é realizada essa aproximação? Conte para nós a sua experiência deixando o seu comentário abaixo!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *