Skip to main content
professores-sorrindo-pessoas

6 maneiras de engajar os seus professores e alcançar melhores resultados

O gestor escolar precisa atuar de forma conjunta com os professores para que os melhores resultados sejam alcançados – e nesse processo, é comum que encontrem dificuldades para engajar e motivar a sua equipe de professores. Porém, existem atitudes simples para atingir esse objetivo.

Quando os professores estão preparados para terem um bom desempenho no dia a dia escolar, os resultados entregues por eles impactam positivamente no funcionamento da escola e no ensino dos alunos. Confira a seguir 6 maneiras de engajar os seus professores.

1. Faça com que o ambiente escolar esteja atualizado

Trabalhar em um ambiente moderno e em constante melhoria é uma prática ideal para estimular qualquer profissional, já que eles sentirão que o gestor está dedicado em aprimorar o ambiente de trabalho dos professores.

Para isso, busque maneiras de manter os espaços atualizados em relação aos seus equipamentos, como troca de cadeiras e mesas, implementação de lousas digitais, melhorias no acervo da biblioteca, entre outras ações.

2. Permita que os professores sejam autônomos em suas aulas

É essencial que o gestor dê autonomia para que seus professores atuem da maneira como desejarem em suas respectivas aulas, isto é, autonomia para que o corpo docente possa escolher a sua forma de ensinar o conteúdo para os alunos.

Alguns professores preferem passar filmes e outros gostam de aplicar atividades práticas. Assim, quando o corpo docente tem consciência de que pode abordar os conteúdos de formas criativas, eles se sentem mais motivados para encontrar novas maneiras de ensinar e de engajar com a escola de forma geral.

3. Incentive que se capacitem profissionalmente

Professores engajados são aqueles que estão sempre em constante atualização e capacitação profissional, ou seja, eles se mantêm atualizados em relação às novidades e tendências do setor educacional, de modo que estejam envolvidos com a educação.

Dessa forma, o gestor precisa incentivar seus professores a se capacitarem. Para isso, o gestor pode indicar cursos e workshops, materiais e livros para estudo e possibilitar que o corpo docente participe de treinamentos, entre outros eventos.

4. Escute o que eles têm a dizer sobre sua gestão

Saber ouvir críticas e sugestões é uma prática essencial para qualquer profissional, principalmente para aqueles que estão em cargos de chefia. Possibilite maneiras para que o corpo docente de sua escola forneça feedbacks, assim os profissionais se sentirão seguros para fazer sugestões à sua gestão.

5. Faça uso de comunicação interna

A comunicação interna é capaz de aproximar gestores dos demais profissionais de uma escola, já que cria um canal de comunicação entre todos os funcionários de uma mesma empresa. O gestor escolar pode buscar colocar em prática um plano de comunicação interna e abrir meios de trocar informações, publicar avisos gerais e incentivar os seus professores com dicas sobre a profissão.

6. Mantenha-os atualizados sobre as mudanças da escola

É comum que aconteçam mudanças na escola, seja no espaço físico ou no que se diz ao plano político-pedagógico. Por isso, o gestor precisa manter seus funcionários atualizados sobre tais alterações para que eles não sejam pegos desprevenidos e que se sintam, realmente, como partes importantes da escola.

Como você, gestor, engaja e motiva os seus professores? Conte para nós a sua experiência nos comentários.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *