Skip to main content
tablet-finanças-dinheiro

6 dicas para aumentar a receita de sua escola

Em uma escola, a principal fonte de renda é o valor coletado das mensalidades pagas pelos alunos. Porém, com diversas despesas a serem pagas e melhorias para investir, a maioria dos gestores está constantemente buscando maneiras de aumentar a receita de suas instituições.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para que você, gestor, encontre outras maneiras de coletar renda com práticas simples e eficazes.

1. Ofereça cursos extracurriculares

A sua escola pode disponibilizar cursos extracurriculares nos mesmos ambientes em que já direcionam para as aulas regulares, como quadras laboratórios, quadras poliesportivas, teatro, piscina, entre outros, que podem ser utilizados para essa finalidade no contraturno.

Será uma forma de dar a oportunidade para que os alunos estudem os assuntos dos quais gostam com mais diversão e profundidade, além de ser uma maneira de sua escola ter uma renda extra ao cobrar um pequeno valor por essas aulas.

2. Retenha os seus alunos

Um estudo indica que reter os alunos de uma escola tem um custo menor do que captar um novo. Então, desenvolva atividades e vantagens a fim de fidelizar seus alunos e, consequentemente, seus pais e responsáveis. Uma maneira de fazer isso é oferecer aquilo que a concorrência não tem, como aulas de programação, empreendedorismo ou educação financeira.

3. Alugue espaços não muito utilizados

Caso a sua escola tenha um teatro, auditório ou uma quadra que não sejam muito utilizados durante as atividades escolares, uma maneira de aumentar a receita é alugar esses espaços para públicos interessados.

Escolas menores ou demais estabelecimentos podem se interessar pelo local para a realização de eventos, por exemplo, e a escola pode destinar uma utilização mais rentável para esses espaços.

4. Promova eventos internos

Diversas escolas promovem eventos beneficentes ou festas temáticas a fim de receberem uma renda extra, além de proporcionar momentos de lazer para a equipe pedagógica, alunos e familiares.

A arrecadação desse dinheiro pode ser destinada às melhorias no ambiente de escola e será uma maneira de engajar todos por um mesmo bem.

5. Tenha um eficiente controle financeiro

O gestor deve estar sempre atento ao controle financeiro de sua escola para que saiba exatamente quais são os lucros, prejuízos, contas e fluxo de caixa, além de poder controlar as despesas.

Assim, o gestor saberá com antecedência se e quando precisará cortar gastos e poderá observar quais atividades trazem mais receita para a sua escola.

6. Acrescente novas formas de pagamento

No momento da matrícula, é possível que os pais ou responsáveis optem por não fechar o acordo por falta de opção de pagamento. Assim, acrescente novas maneiras, como um generoso desconto para aqueles que pagarem à vista. Essa também é uma forma de aumentar a captação de alunos.

Com o Software de Gestão Sponte, é possível realizar a cobrança de mensalidades via cartão de crédito. É uma ótima maneira de facilitar o pagamento das mensalidades e ainda reduzir a inadimplência em sua escola. Fale com um consultor e saiba mais.

 

Quais medidas a sua escola adota para aumentar a receita? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *