Skip to main content

5 motivos para incluir atividades extracurriculares em sua escola

Incluir atividades extracurriculares em uma escola é uma estratégia que influencia em diferentes áreas da escola, como o setor pedagógico e o financeiro. O gestor que acrescenta as atividades extracurriculares em sua escola está visando o bem-estar de seus alunos e o bom desenvolvimento da sua instituição de um modo geral.

As atividades extracurriculares apresentam diversas vantagens para a escola, como captação de alunos, auxilio no desenvolvimento dos estudantes, complementação da grade curricular regular, entre outros. Continue a leitura para saber quais são os principais motivos para incluir atividades extracurriculares em sua escola.

O que são atividades extracurriculares?

As atividades extracurriculares são as diferentes aulas que estão no contraturno do período regular oferecido pela escola, sendo uma maneira de acrescentar outras atividades e cursos para que os alunos tenham experiências variadas.

Os exemplos mais comuns de atividades extracurriculares são curso de informática, aula de robótica e de teatro, atividades esportivas, cursos de idioma e de música, cursos profissionalizantes, entre outros. Com cada uma dessas atividades, os alunos podem encontrar aprendizados inovadores e que tenham relação com seus gostos pessoais.

Afinal, por que incluir atividades extracurriculares na escola?

Essa estratégia é capaz de trazer importantes benefícios para a escola, sendo uma prática que pode ser considerada em sua gestão. É até mesmo possível que isso influencie na renda que a escola tem, sendo um dos vários impactos positivos. Saiba a seguir quais são os motivos para incluir atividades extracurriculares.

É um diferencial em relação as demais escolas

A sua escola pode utilizar essa prática como uma maneira de se diferenciar no mercado educacional, apresentando algo inovador para a escola, e apresentando o plano de atividades extracurriculares como um fator atrativo para pais e responsáveis.

Auxilia a evitar a evasão escolar

Incluir atividades extracurriculares em sua escola auxilia a evitar a evasão escolar por ser uma maneira de cativar os alunos e incentivá-los a fazer aulas que condizem com seus interesses, como, por exemplo,  um aluno que gosta de construir brinquedos pode fazer aula de robótica e se divertir com atividades que sejam mais atrativas.

Complementa a grade curricular básica

Os conhecimentos que os estudantes adquirem durante as atividades extracurriculares podem influenciar positivamente no aprendizado das demais disciplinas, sendo uma maneira de complementá-las e oferecer aos alunos uma vivência diferente no ambiente escolar.

Melhora a motivação dos alunos

Quando os alunos têm a possibilidade de escolher o que desejam fazer na escola, eles se sentem mais motivados a participarem dos exercícios. Assim, as atividades extracurriculares podem ser mais divertidas e dinâmicas do que as aulas do horário normal e ser atrativa para os alunos.

Ajuda a identificar novas habilidades nos alunos

Durante as atividades extracurriculares, os estudantes podem descobrir habilidades que eles têm e desconhecem, como aptidão para programas Office, talento para tocar um determinado instrumento e fluência em um idioma. Os professores podem participar desse momento, auxiliando aos alunos a praticar tais habilidades.

A sua escola oferece atividades extracurriculares para seus alunos? Deixe a sua resposta nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *