5 maneiras para preparar a comunidade escolar para o próximo ano

As escolas estão no momento de planejar o que pautará o ano letivo seguinte. Nesse momento, é essencial que o gestor encontre maneiras de preparar a comunidade escolar para o que irá acontecer no próximo ano, a fim de que todos os membros envolvidos saibam quais serão os objetivos e o planejamento pedagógico em si.

Incluir a comunidade escolar no dia a dia da instituição e de suas atividades é algo fundamental para o bom relacionamento entre os diferentes membros dessa comunidade – gestor, professores, demais profissionais, estudantes, pais e responsáveis. Eles devem estar presentes no período de planejamento e organização do próximo ano letivo com o intuito de auxiliarem nesse importante processo.

Essa é uma prática que, acima de tudo, traz bons resultados para a parceira entre a escola e as famílias dos alunos, assim como entre os demais profissionais envolvidos nas áreas da instituição. Neste artigo, você vai saber quais são as principais maneiras para preparar a comunidade escolar para o próximo ano.

5 maneiras para preparar a comunidade escolar para o próximo ano

Existem diferentes maneiras para fazer com que a comunidade escolar esteja preparada para o próximo ano escolar, como organizar uma reunião em que todos estejam presentes e na qual o planejamento e os objetivos do próximo período sejam apresentados. Confira a seguir.

1 – Apresente o planejamento do próximo ano letivo

É fundamental que o gestor apresente o planejamento do próximo ano letivo para a comunidade escolar de sua instituição, sendo uma das principais maneiras de preparar os membros para o ano seguinte.

Sabendo o que está sendo proposto, a comunidade escolar pode sugerir mudanças e contribuir com diferentes opiniões em relação ao que a equipe pedagógica definiu como o planejamento do ano letivo que irá se iniciar.

2 – Comunique quais serão os objetivos a serem atingidos

Assim como informar o que está no planejamento, comunicar para a comunidade escolar quais serão os objetivos a serem atingidos é uma maneira de garantir que todos os membros saibam o que a escola busca como resultado para o novo ano letivo. Os objetivos podem envolver diferentes aspectos das áreas presentes na instituição e devem ser debatidos em conjunto.

3 – Disponibilize a lista com os materiais escolares

Preparar a comunidade escolar para o próximo ano letivo envolve disponibilizar com antecedência a lista dos materiais escolares que serão fundamentais, como livros didáticos, itens de papelaria, entre outros. Essa questão é essencial principalmente para as famílias, já que elas são as responsáveis por garantir que os alunos tenham o necessário para as aulas e atividades.

4 – Convoque uma reunião geral

Durante esse processo de inclusão da comunidade escolar, o gestor deve convocar uma reunião geral com o objetivo de apresentar os diferentes pontos listados anteriormente, os quais devem ser debatidos a fim de que todos os membros estejam de acordo com o que será trabalhado com os alunos.

5 – Disponibilize um material com o planejamento e objetivos

Após a reunião, uma iniciativa que pode ser colocada em prática é a de disponibilizar um material com os detalhes do planejamento, assim como quais serão os objetivos para o próximo ano letivo. Essa atitude garante que todos os membros da comunidade escolar possam ter a possibilidade de consultar em qualquer momento o que foi definido anteriormente.

Como a sua escola prepara a comunidade escolar para o próximo período letivo? Deixe seu comentário no espaço abaixo! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *