Skip to main content

5 maneiras de deixar as aulas mais interativas para os alunos

As aulas mais interativas são capazes de atrair a atenção de alunos que estão desmotivados com o modo de ensino tradicional, isto é, as aulas expositivas. Neste artigo, vamos apresentar quais são as principais maneiras de deixar as aulas mais interativas para os alunos, como implementação de metodologias ativas, visitas em museus e lugares externos da escola, vídeos e mais.

1. Implemente metodologias ativas

As metodologias ativas envolvem o conceito de modificar o aprendizado do aluno, deixando as aulas mais interessantes para que os estudantes se sintam abertos para participarem das aulas. Entre os exemplos de metodologias ativas estão a sala de aula invertida, o STEAM e o uso de gamificação. As metodologias ativas têm uma forte ligação com a tecnologia e por isso são interessantes para os alunos, conhecidos como nativos digitais.

Implementar as metodologias ativas é uma importante maneira de acrescentar mais interatividade na sala de aula da sua instituição. Com essa prática, os estudantes vão se sentir mais interessados em seu próprio aprendizado.

2. Faça uso de apresentações divertidas e dinâmicas

Cada vez surgem mais ferramentas que disponibilizam maneiras diferenciadas e criativas de estruturar apresentações. É recomendável que um professor esteja aberto para criar slides que estimulem a participação dos alunos e que modifique as aulas expositivas para uma aula mais interativa.

Isso pode ser feito com a utilização de imagens que estejam relacionadas com o conteúdo, memes, cores vivas, GIFs e com uma diagramação das informações que fique visualmente agradável.

3. Inclua vídeos do YouTube nas aulas

Diversos professores utilizam vídeos para explicar o que estão ensinando em suas aulas. No entanto, é comum que sejam materiais já considerados como antigos e nada interessantes para os alunos. Com a utilização de vídeos do YouTube, os alunos vão se identificar e se interessar mais pelo conteúdo e se dedicar para a sua aprendizagem. Essa prática também apresenta uma maneira mais atual que o jovem utiliza para se informar e aprender os conteúdos das disciplinas escolares de outras maneiras.

Existem diversos canais no YouTube que falam sobre matemática, ciências, redação e temas relacionados com a atualidade e que podem ser utilizados para complementar o ensino da aula expositiva. Além disso, há também o YouTube Edu, em que é possível encontrar videoaulas com conteúdos variados. Acrescentar os vídeos do YouTube em sua aula possibilita uma maior aproximação entre educadores e estudantes.

4. Programe visitas

Em uma cidade existem diversos lugares que podem ser visitados pelas instituições de ensino a fim de que o conteúdo aprendido em sala de aula possa ser visto na prática. Esses lugares podem ser museus, institutos de pesquisa, parques, teatros, entre outros. Conhecer lugares novos, mesmo que com a escola, motiva os alunos e funciona como uma aula interativa.

5. Incentive a participação dos alunos

A interatividade nas aulas pode ser feita com o incentivo da participação dos alunos. Isso faz com que eles se sintam incluídos e motivados no processo de aprendizagem, além de possibilitar uma aproximação maior entre os professores e os alunos.

Você já pensou em deixar as aulas de sua escola mais interativas? Deixe a sua opinião nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *