5 maneiras de ajudar seus alunos a se preparem para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 vai acontecer nos dias 4 e 11 de novembro. Conhecida por ser uma avaliação de nível nacional e por ter uma grande importância para o futuro dos alunos inscritos, o ENEM atrai mais de 5 milhões de estudantes anualmente. Além disso, é uma forma de os jovens ingressarem em diversas faculdades brasileiras, principalmente universidades públicas, que utilizam essa avaliação como uma parte de sua pontuação no vestibular.

O ENEM preocupa diversos jovens por conta de sua complexidade, importância para seus futuros e por conta do formato das questões, já que a maioria tem textos longos antes da pergunta, exigindo extrema concentração, além de resistência física e psicológica.

A escola, para ajudar seus alunos a se prepararem para essa avaliação complexa, pode propor algumas atividades que podem ser muito úteis no momento da prova. Continue acompanhando nosso artigo e confira!

Apresente o estilo da prova e suas principais informações

É uma responsabilidade do estudante verificar quais são as regras da prova e saber como é seu funcionamento – estilo das questões, formato das provas, regras, datas e horários – porém, a escola pode reforçar essa informação para que nenhum aluno seja prejudicado.

Os professores podem apresentar um exemplar do caderno de questões de alguma edição anterior do ENEM a fim de que os alunos tenham um contato prévio com o formato dessa avaliação.

Promova debates sobre assuntos atuais e polêmicos

O ENEM é conhecido por apresentar assuntos atuais e, em algumas vezes, polêmicos em suas questões e tema da redação. Os assuntos podem envolver política nacional e internacional, direitos civis, cultura e outros temas que ficaram em evidência no noticiário do Brasil e do mundo nos últimos meses.

Por isso, uma maneira de auxiliar os jovens é promover debates e conversas sobre assuntos que estão em alta, já que é uma forma de os alunos refletirem sobre suas opiniões pessoais em relação a diversos temas e melhorarem sua capacidade de argumentação.

Invista em aulas de revisão e aulas interdisciplinares

Diversas escolas e cursos preparatórios investem e preparam aulas de revisão para seus estudantes, de modo que os conteúdos mais importantes ou nos quais há mais dificuldades sejam revistos antes do ENEM.

Além disso, o ENEM também tem como característica marcante a utilização de interdisciplinaridade em suas questões, já que utiliza conteúdos de mais de uma disciplina em uma mesma pergunta. Dessa forma, a escola pode preparar aulas com essa metodologia para seus alunos para que eles possam ter conhecimento dessa prática.

Faça simulados com questões das edições passadas

O ENEM foi criado em 1998 e, desde então, é aplicado anualmente. É possível encontrar as edições anteriores e resgatar as questões que estiveram presentes nas avaliações para estruturar simulados para os seus alunos.

Essa é uma forma de ajudar os estudantes a se prepararem para a edição de 2018, já que com a aplicação de simulados será possível saber quais conteúdos disciplinares os alunos estão mais preparados e quais ainda estão com dúvidas. Além disso, é o momento ideal para treinar para a prova oficial.

Auxilie os alunos a garantirem o bem-estar

Além dos estudos, é necessário que os estudantes que vão prestar o ENEM estejam descansados e preparados física e psicologicamente para passar horas concentrados. Sua escola pode indicar atividades de lazer, como idas ao cinema ou ao parque, uma boa noite de sono, esportes, entre outras. Os professores também podem fazer recomendações em relação à alimentação no dia da prova e outras maneiras de se preparar de forma saudável.

Como a sua escola auxilia os estudantes a se prepararem para o ENEM? Conte para nós as práticas aplicadas em sua gestão escolar.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *