Skip to main content

5 maneiras de ajudar seus alunos a migrarem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

Novos professores, outra rotina e mais tempo de estudo. A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio pode ser complicada para muitos estudantes por apresentar tantas mudanças. Nessa fase, é fundamental que a escola encontre maneiras para ajudar seus alunos a fazerem essa migração da melhor forma possível.

Os desafios dessa transição

Mudar de etapas de ensino pode ser um grande desafio para os alunos do Ensino Fundamental. É uma transição que representa novas responsabilidades, disciplinas novas e mais difíceis, mudanças de rotina e a necessidade de passar mais tempo estudando.

A proximidade com o vestibular faz com que os jovens que estão ingressando no Ensino Médio se sintam mais pressionados, visto que precisam escolher qual curso da faculdade desejam fazer e em qual universidade. Essa migração também apresenta o desafio de estar mais perto da vida adulta.

Há casos em que os alunos precisam mudar de escola, situação a qual gera ainda mais desafios. A mudança de escola requer que o estudante faça novas amizades, precise se adaptar em um ambiente até então desconhecido e com uma rotina diferente.

Isso tudo ocorre com a presença dos sentimentos que fazem parte da adolescência: ansiedade, insegurança, mudanças hormonais, novas descobertas, definição da personalidade e dos gostos, entre outros. Muitas vezes os estudantes dessa faixa etária passam por conflitos internos e precisam de auxílio para conseguirem lidar com tantas mudanças.

5 maneiras de ajudar seus alunos nesse momento

O gestor e o corpo docente podem encontrar varias maneiras de ajudar seus alunos a passarem por essa transição com mais segurança e tranquilidade. Confira a seguir como a sua escola pode proporcionar suporte para os estudantes.

1 – Organize visitas guiadas pelas escolas do Ensino Médio

No caso de instituições de ensino que têm turmas até o 9º ano do Ensino Fundamental, ocorre de os alunos precisarem mudar para outras escolas a fim de ingressarem no Ensino Médio. É comum que sejam escolas maiores e bastante diferentes.

Em uma situação como essa, os alunos podem se sentir intimidados. Uma maneira de a escola ajudar os estudantes é com a organização de visitas guiadas pelas instituições que são os destinos mais procurados pelas famílias. Dessa forma, eles podem começar a entender melhor como é o ambiente em que vão passar a estudar e se sentir mais seguros.

2 – Converse com os alunos e demonstre apoio

Durante os últimos momentos do Ensino Fundamental, é essencial que os professores conversem com os estudantes com o intuito de explicar como ocorrerá essa transição. Com esse diálogo, a equipe pedagógica precisa demonstrar apoio por meio de atitudes que indiquem que os alunos podem procurar seus professores para tirar dúvidas e falar sobre suas inseguranças.

Além disso, motivar os alunos que estão passando por essa complicada fase é uma das principais maneiras de ajudá-los, já que se trata de uma demonstração de apoio. É possível motivar seus estudantes com atividades de acolhimento e brincadeiras.

3 – Desenvolva uma parceria com as famílias

Os pais e responsáveis dos estudantes são grandes aliados da escola em diversos momentos. Nessa etapa de transição, as famílias podem atuar como parceiros da instituição ao conversar com os jovens e também demonstrar apoio e suporte emocional. A escola pode organizar uma reunião com os familiares para que possam apresentar maneiras de continuar com o diálogo e a motivação em casa.

4 – Faça parcerias com as novas escolas

Se possível, faça parcerias com as novas escolas em que os alunos vão ingressar. Essa é uma maneira de ajudar os estudantes a se prepararem para essa nova etapa. Para isso, os gestores podem organizar um projeto em que ambos os lados – instituição de Ensino Fundamental e instituição de Ensino Médio – unam forças para que os alunos tenham apoio em todos os momentos da transição.

5 – Peça para antigos alunos conversarem com os novos

Caso a escola de Ensino Médio tenha alunos da instituição do Ensino Fundamental, ambas as escolas podem propor para que esses estudantes auxiliem aqueles que vão ingressar nessa jornada. Assim, os alunos vão chegar em um novo ambiente encontrando outros jovens que já tenham passado por essa situação e com características em comum.

A sua escola ajuda os alunos a migrarem entre as etapas de ensino? Conte para nós como isso acontece. Deixe o seu comentário!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *