Skip to main content

5 dicas para planejar o novo ano letivo de sua escola

Com a chegada de um novo ano letivo, a equipe da escola precisa começar a planejar o que acontecerá nesse novo período. É fundamental que o gestor consiga planejar o novo ano letivo de sua escola para que saiba o que vai executar e como fará isso junto com a sua equipe.

Neste artigo você, gestor, vai poder conferir as principais dicas de como fazer o planejamento de sua instituição de ensino para alcançar o sucesso em mais um ano de muito trabalho.

5 dicas para planejar o ano letivo de sua escola

O planejamento escolar é o projeto que define quais serão as práticas e as atitudes da escola no ano letivo. É esse planejamento que apresenta a identidade da instituição para a comunidade escolar e por essa razão deve ser feito com atenção e dedicação.

Existem diversas maneiras de estruturar o planejamento escolar. Confira 5 dicas de como planejar o novo ano letivo de sua escola.

1 – Utilize o plano político pedagógico como base

O projeto político pedagógico é o documento que define o que a escola deve cumprir na proposta de aprendizagem, na formação dos professores e na gestão administrativa. Todas as instituições de ensino devem ter um projeto político pedagógico bem estruturado para que o utilize como guia para desenvolver o planejamento escolar, de forma que saiba quais são as estratégias e objetivos de cada área da escola.

2- Solicite a participação da equipe pedagógica

A equipe pedagógica da escola deve ser a grande parceira do gestor em diversas práticas, principalmente na elaboração do planejamento escolar. Por isso, solicite que eles façam parte desse importante momento e crie um ambiente agradável para que todos possam fazer seus comentários, críticas e sugestões.

Com a participação de diferentes perspectivas, o planejamento do ano letivo tem mais chances de ficar mais completo.

3 – Defina objetivos e metas para o ano letivo

Definir as metas para serem alcançadas durante o ano letivo é algo essencial para ser incluso no planejamento escolar. Determinar esses objetivos para as diferentes áreas da escola – pedagógica, financeira, administrativa e outras – é uma prática que auxilia o gestor a se preparar para realizar mais um bom ano de trabalho.

4 – Saiba o que precisa ser aprimorado

Durante o ano letivo, alguns problemas podem surgir em uma instituição de ensino, de forma que precisem de mudanças para funcionarem corretamente. Pode ser a maneira de realizar a reunião com as famílias dos alunos, o sistema de avaliação ou outra atividade.

Para isso, é essencial que o gestor saiba o que precisa ser aprimorado em sua escola para que durante a execução do planejamento ele possa definir como vai melhor essas demandas.

5 – Utilize datas importantes para definir atividades

O ano letivo é marcado por diferentes datas, como comemorações da escola, feriados, datas religiosas, entre outras. Assim, uma maneira de planejar as atividades escolares é com a utilização dessas datas para definir a temática de cada mês do planejamento.

Por exemplo, no mês em que é comemorado o aniversário da instituição, o gestor pode promover brincadeiras e outras tarefas durante todo esse período.

Afinal, qual é a importância de fazer esse planejamento?

Fazer o planejamento escolar de uma instituição de ensino é uma prática de muita importância por ser algo que auxilia o gestor a alcançar o desenvolvimento de um bom ano letivo. Além disso, esse processo envolve questões burocráticas e trabalha com a definição do que a escola irá fazer em cada âmbito, além de auxiliar a organizar as tarefas cotidianas e os projetos na prática do ensino e muito mais.

É importante também fazer um acompanhamento do planejamento ao longo do ano para que o gestor consiga identificar o que está tendo um melhor andamento e o que precisa ser revisado.

Sua escola planeja o novo ano letivo? Deixe o seu comentário no espaço abaixo! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *