Skip to main content
5 dicas para organizar os portfólios de seus alunos

5 dicas para organizar os portfólios de seus alunos

O portfólio marca todo o percurso de aprendizagem dos alunos e pode ser considerado um método eficiente para avaliação dos conteúdos já absorvidos pelas crianças e os conteúdos que ainda precisam de atenção.

Embora seja importantíssimo, este material demanda muito tempo e dedicação dos professores, principalmente daqueles que ministram aulas para diversas turmas. Por isso, listamos algumas dicas que te ajudarão a organizar o portfólio de seus estudantes. Confira!

1. Selecione os materiais por conteúdo

Ao longo do período letivo os estudantes produzem diversos materiais, de modo que não é possível colocar todos no portfólio. Certo?

Por isso, a melhor maneira de organizar este material é selecionar as atividades de acordo com o conteúdo estudado, escolhendo as de maior relevância – que demonstram o quanto e o que o aluno aprendeu.

Uma boa forma de selecionar essas atividades é deixar o estudante escolher, em conjunto com o professor, o material sobre aquele conteúdo que mais contribuiu com o seu aprendizado, segundo sua própria experiência.

2. Organize os materiais por etapas

Uma das principais funções do portfólio é demonstrar a evolução do aluno ao longo do período letivo. Nesse sentido, o material deve ser organizado por etapas de aprendizado, exemplificando a sequência dos conteúdos que possibilitaram o avanço do estudante.

Esta organização é importante para que a escola mostre aos pais que o planejamento pedagógico foi bem estruturado, além de servir como base para os professores aperfeiçoarem a sequência de suas aulas.

3. Organize as pastas por cores

Diferenciar as pastas por cores é uma ótima forma de organizar os portfólios. O docente pode separar as pastas coloridas por salas ou por ano, caso lecione para alunos de séries diferentes.

Organizando o material por cor, fica mais fácil de identificar quais são de cada turma, o que agiliza no momento de adicionar uma nova atividade ao portfólio ou de separa-los para apresentação em dias de reunião.

4. Permita que os alunos personalizem seu portfólio

A gestão e organização dos portfólios não precisa (e não deve) ser feita apenas pelo professor. A participação do aluno nessa tarefa é muito importante, tanto para escolher seus trabalhos quanto para participar do processo de montagem do portfólio.

Depois de escolher as cores das pastas de cada turma, peça para seus alunos personalizarem a capa do portfólio – pintando, desenhando, escrevendo, colando materiais, etc – estimulando, sempre, a criatividade.

Esta tática é ainda mais importante se os alunos são do ensino infantil ou dos primeiros anos do fundamental. Com ela é possível trabalhar junto com os estudantes, além da criatividade, a motivação para a produção das atividades ao longo do ano.

5. Digitalize o material físico

Por fim, a digitalização do material é fundamental para que não se perca nenhuma atividade importante e permita a exposição dos trabalhos online.

Investir um pouco de tempo para digitalização dos materiais é benéfico tanto para o aluno, que vê seus esforços reconhecidos, quanto para a escola – que garante maior visibilidade no mercado.

Gostou das nossas dicas? Adota outras estratégias para organizar o portfólio de seus alunos? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Conte sempre com o Sponte, seu software de gestão educacional!

 

2 thoughts to “5 dicas para organizar os portfólios de seus alunos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *