4 maneiras para motivar a formação continuada do corpo docente de sua escola

Os professores enfrentam diversos desafios ao longo do seu desenvolvimento profissional. Esses desafios podem ser desde encontrar motivação para dar aula para alunos desinteressados até encontrar novas maneiras de inovar na educação. Um gestor escolar pode auxiliar corpo docente a enfrentar essas questões ao motivá-los a investirem na formação continuada.

Se você, gestor, deseja saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando o artigo que preparamos e conheça quais são as principais maneiras de incentivar seus professores a se aperfeiçoarem.

O que é a formação continuada?

A formação continuada do corpo docente é basicamente um processo de continuar se aperfeiçoando constantemente no que se refere às práticas como educador. Esse processo consiste em aprimorar as técnicas de oratória, preparação de aula, anotações na lousa, didática, gestão de tempo, conceitos relacionados com a pedagogia, entre outras atitudes bastante presentes no dia a dia de um professor.

Os educadores precisam estar sempre por atuarem em uma área que frequentemente apresenta novas maneiras de trabalhar com os alunos, assim como técnicas inovadoras e abordagens que facilitam a rotina de ensino.

Esse conceito pode ser aplicado para o corpo docente das diferentes faixas etárias da escola – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –, de forma que esteja de acordo com o que é praticado em cada ano escolar. Além disso, gestores, coordenadores e demais membros da instituição de ensino também devem buscar a atualização constante de suas formações.

4 maneiras de motivar a formação continuada

Existem variadas maneiras de um gestor motivar seus professores a buscaram a formação continuada. Confira a seguir quais são as principais formas de incentivá-los.

1 – Possibilite que tenham tempo para estudar

Uma maneira de motivar seus professores a se aperfeiçoarem é com disponibilidade de tempo para estudar. Dessa forma, o gestor pode possibilitar que seu corpo docente tenha horários mais flexíveis com algumas janelas que podem ser destinadas ao estudo.

2 – Organize grupos de estudos

Os estudos de formação continuada podem ser melhor incentivados quando forem feitos em grupo. Para isso, tenha a iniciativa de organizar grupos de estudos entre seu corpo docente de modo que eles possam compartilhar dúvidas, dicas de estudos e trocar experiências.

O ambiente em que esses estudos acontecem pode ser a própria escola por ser um local em que já estão todos reunidos. Além disso, é essencial que escolham um determinado profissional para atuar como o líder do grupo e ser responsável por definir quais serão os temas de estudo.

3 – Faça indicação de cursos e materiais

O gestor pode incentivar o corpo docente por meio da indicação de cursos e demais materiais de estudo. Assim, ele será uma fonte de recomendação para seus professores e irá atuar como um profissional experiente, que faz sugestões de livros relacionados com os assuntos pertinentes da formação continuada e de cursos disponíveis para seu corpo docente se atualizar.

4 – Promova palestras e workshops

Promover palestras e workshops é uma das principais iniciativas que o gestor escolar pode trabalhar,  com o objetivo de trazer mais conhecimento para os professores. Para isso, é preciso buscar outros profissionais que tenham algo para compartilhar com o corpo docente de sua escola e motivá-los com temas referentes à educação e ao ensino.

Os benefícios de investir nessa prática

Um gestor que procura maneiras de motivar a formação continuada do corpo docente de sua escola está atraindo benefícios para a sua gestão, como alunos e professores mais engajados com a aprendizagem, e fidelização dos alunos.

Ao investir no constante aprimoramento dos professores, sua instituição tem mais sucesso no desenvolvimento dos estudantes, formando cidadãos preparados para viver em sociedade e com habilidades para atingir o sucesso pessoal e profissional.

Como a sua escola incentiva o corpo docente a se atualizar constantemente? Conte pra gente nos comentários!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *