4 maneiras de planejar o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP)

O Projeto Político Pedagógico (PPP) apresenta a missão e contexto da escola para os alunos e demais membros da comunidade escolar. Esse importante documento é desenvolvido de forma colaborativa e estabelece o que a escola fará para formar seus alunos como cidadãos críticos e conscientes.

Continue acompanhando este artigo para tirar as suas dúvidas sobre o que é o Projeto Político Pedagógico e quais são as principais maneiras de planejá-lo em sua escola.

O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?

O Projeto Político Pedagógico da escola é o documento que estabelece quais serão as ações e atividades que vão definir o que a escola vai utilizar para formar seus estudantes em diferentes âmbitos, como político e pedagógico. Dessa forma, pode-se dizer que o PPP apresenta os objetivos da escola em questão e como ela fará para alcança-los.

Essa proposta envolve a abordagem sobre a missão da escola e os alunos que desejam formar, isto é, cidadãos responsáveis e críticos. O PPP é feito junto com a comunidade escolar e precisa seguir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecida em 1996 e que define o Projeto Político Pedagógico como uma exigência legal.

É preciso que o Projeto Político Pedagógico defina qual será a metodologia de ensino utilizada e quais são as diretrizes que guiarão os professores e a gestão dessa escola. Assim, o PPP atua como um guia do trabalho que será feito durante o ano letivo. Para isso, é fundamental que esse documento esteja sempre acessível para todos.

A escola que tem comprometimento com o seu Projeto Político Pedagógico auxilia no desenvolvimento de estudantes e apresenta ações que são relevantes para a comunidade de forma geral. O PPP de uma escola não deve ser comprado nem copiado de outra instituição, já que é um documento criado de acordo com o que a comunidade escolar deseja implementar ou aprimorar em sua escola.

4 maneiras de planejar o PPP da sua escola

O Projeto Político Pedagógico das escolas podem ser feitos de diferentes maneiras, como por meio de reuniões com a comunidade escolar e com a estruturação da proposta curricular, estando de acordo com os objetivos da escola. Confira a seguir quais são as principais maneiras.

1. Entenda qual é o contexto de sua escola

É necessário entender qual é o contexto das famílias e dos alunos de sua escola, isto é, o seu público, para desenvolver o Projeto Político Pedagógico. Assim, as ações serão estruturadas de acordo com as necessidades da comunidade. O contexto em que sua escola está inserido também envolve as características socioeconômicas das famílias e da região.

2. Envolva a comunidade escolar em sua criação

Um bom Projeto Político Pedagógico é aquele que envolve todos os membros da comunidade escolar com o objetivo de que pessoas com diferentes perspectivas possam contribuir na criação desse documento. No entanto, é recomendável que tenha um profissional da escola que fique como responsável pelo PPP, de modo que organize as informações para o desenvolvimento e que faça o acompanhamento de como esse projeto está sendo aplicado no dia a dia.

3. Defina quais são as prioridades e a missão da escola

A missão aborda o que a escola tem como objetivo para alcançar o que considera o melhor para os estudantes. Por exemplo, uma instituição de ensino pode ter como missão a formação de alunos que sejam bons cidadãos e que tenham determinadas competências, como pensamento crítico.

4. Estruture o plano de ação e as diretrizes pedagógicas

O plano de ação do Projeto Político Pedagógico se resume ao que será feito ao longo do ano letivo, ou seja, o que será desdobrado no planejamento anual. E as diretrizes pedagógicas estão relacionadas com o que se refere a metodologia de ensino utilizada, o currículo que será trabalhado e como serão feitas as avaliações de desempenho.

Esses dois fatores devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico por serem essenciais para o bom desenvolvimento prático desse documento.

Como é o Projeto Político Pedagógico de sua escola? Conte para nós!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *