Skip to main content

4 maneiras de fazer uma educação inclusiva em sua escola

É essencial que a escola possibilite a ampla participação dos mais diversos estudantes no ambiente escolar sem que haja preconceitos e com a garantia de que seja um espaço acolhedor. Para isso, o gestor e a equipe pedagógica precisa saber quais são as maneiras de fazer uma educação inclusiva em sua escola.

Continue acompanhando e saiba mais sobre como a sua escola pode garantir que os alunos que são portadores de deficiências – intelectual, visual, auditiva, física e múltipla -, de transtornos e de altas habilidades sejam incluídos no dia a dia da escola.

4 maneiras de fazer uma educação inclusiva em sua escola

O gestor da escola e sua equipe pedagógica podem fazer uma educação inclusiva de diferentes maneiras, como trabalhar a empatia, desenvolver uma rede de apoio, contar com profissionais atenciosos, entre outros. Com a implementação das práticas listadas a seguir, a escola é capaz de oferecer um ambiente acolhedor e confortável para os mais diferentes alunos.

Invista em tecnologia

A tecnologia é um elemento fundamental para promover a inclusão em sua escola, já que fornece ferramentas que auxiliam o gestor e a equipe pedagógica a melhorarem a experiência de aprendizado do estudante. Por isso, investir em tecnologia pode possibilitar que a escola encontre diferentes meios de auxiliar o aluno com deficiência, como uso de sites específicos e adaptados, vídeos, aplicativos, entre outros.

Tenha uma equipe pedagógica atenciosa

Para fazer uma educação inclusiva em sua escola é essencial que os profissionais tenham capacitação para atender os alunos em questão. Por isso, tenha uma equipe pedagógica atenciosa e que acompanhe de perto o desenvolvimento do estudante, assim como as suas dificuldades, comportamento e outras atitudes.

Quando o professor demonstra atenção, o estudante com deficiência se sente acolhido e sabe que há um profissional preparado para lhe ajudar.

Desenvolva uma rede de apoio

A educação inclusiva também pode ser feita com o desenvolvimento de uma rede de apoio, isto é, a parceria entre escola e familiares do estudante. Com essa prática, o aluno é amparado em diferentes ambientes e se sente seguro para se desenvolver como pessoa. Além disso, as pessoas que participam ativamente do dia a dia do estudante em questão poderão trocar informações e aprimorar o apoio oferecido.

Faça o alinhamento do Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico precisa estar alinhado com o cotidiano da escola, de modo que as práticas possam ser alteradas conforme as necessidades dos estudantes. Assim, no momento de fazer uma educação inclusiva, a escola precisa saber como fazer o alinhamento do PPP e como adaptá-lo para o aluno com deficiência.

A educação inclusiva requer atenção

É importante lembrar que a escola precisa avaliar as práticas que serão adotadas com cada estudante, já que não existem fórmulas prontas. Assim, é recomendável analisar a personalidade, características e necessidades do aluno em questão, de forma que as práticas da educação inclusiva sejam adequadas para ele.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *