3 maneiras de fazer com que a sua escola se destaque no mercado de EAD

O Ensino a Distância (EAD) está se popularizando por ser uma maneira mais acessível para adquirir conhecimento e informação mesmo com pouco tempo livre. Dessa forma, diversas instituições de ensino estão adaptando seus cursos a fim de estarem presentes no mercado de cursos online e atender essa forte demanda de mercado. No entanto, para alcançar o sucesso nessa área é necessário saber como se destacar dos concorrentes.

O que é Ensino a Distância

Os cursos online podem atender diferentes modalidades, como cursos de especialização, técnicos, preparatórios para o vestibular e, principalmente, cursos de graduação e pós-graduação. Quando se refere aos cursos de Ensino Superior é essencial que tenha o aval do Ministério da Educação (MEC), assim como se fosse a modalidade presencial, a fim de que tenha a sua qualidade de aprendizagem e ensino garantida pelo órgão responsável.

O EAD é muito procurado por aqueles que desejam encontrar um ensino mais flexível e que possa ser acessado remotamente. É uma prática que está se tornando cada vez mais comum, já que possibilita que um aluno tenha acesso ao ensino mesmo morando longe da instituição. Há ainda a possibilidade do estudante que não tenha tempo para um curso presencial possa estudar entre os intervalos de seu horário de trabalho, podendo acessar as aulas por seu celular, por exemplo.

3 maneiras de se destacar no mercado de EAD

Com esse mercado em crescimento, é importante que o gestor encontre maneiras de fazer com que a sua escola se destaque. Confira a seguir como alcançar esse resultado.

1 – Ofereça aulas e materiais dinâmicos

É essencial que as aulas do curso online sejam mais dinâmicas do que seriam as aulas do curso presencial, isto é, que proporcionem uma aprendizagem cada vez mais interativa para os estudantes. Dessa forma, os alunos vão poder comprovar que há mais vantagens em utilizar o ensino a distância para seus estudos do que a aula expositiva tradicional.

Para isso, o gestor deve investir em práticas que possibilitem que outros conteúdos sejam utilizados durante o curso, como vídeos (além da videoaula) imagens, gifs, entre demais recursos. Também é possível trabalhar com materiais dinâmicos, como eBooks e infográficos bem diagramados e de acordo com a identidade visual da escola. Esses materiais devem estar disponíveis para os alunos baixarem e acompanharem junto com a aula.

2 – Saiba adaptar o conteúdo para diferentes dispositivos

Por possibilitar que as aulas sejam assistidas em diferentes dispositivos, saber adaptar os conteúdos para cada formato é essencial. O estudante que for assistir uma determinada aula em seu computador terá uma experiência distinta em relação ao modo como veria esse conteúdo em seu celular.

Dessa forma, a instituição de ensino deve estar preparada para publicar as aulas de acordo com os formatos de cada dispositivo em sua plataforma – celular, computador, tablet e outros – a fim de que a experiência dos alunos seja diferenciada quando comparada com outros cursos EAD. Uma iniciativa interessante é desenvolver um aplicativo próprio da escola que apresente essas funcionalidades.

3 – Faça divulgação do curso

Utilizar o marketing para fazer a divulgação do curso pode auxiliar a sua escola a se diferenciar das demais por ser uma forma de chegar até o aluno e apresentar as vantagens que o ensino a distância disponibilizado pela sua instituição possui. No caso do marketing online, é importante contar com diversos conteúdos nas redes sociais e em um blog para que o estudante interessado possa conferir mais informações rapidamente.

A sua escola oferece o ensino a distância? Como isso acontece? Conte para nós nos comentários abaixo!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *