Skip to main content

Entenda qual é a importância do Controle de Retenção do Sponte

A evasão escolar é um dos principais desafios de muitas escolas brasileiras, já que impacta de forma direta o desempenho da instituição. Porém, com a ferramenta certa, há como antecipar a análise de alunos que tendem a abandonar a escola e realizar ações preventivas para recuperá-los. Neste artigo, você vai conhecer o Controle de Retenção do Software de Gestão Escolar Sponte e a importância dessa nova ferramenta para a sua escola.

Recurso disponível apenas para o segmento idiomas.

O que é o Controle de Retenção e qual é a sua importância?

O Controle de Retenção é uma funcionalidade do Software de Gestão Escolar Sponte que identifica quais os alunos podem se tornar casos de evasão utilizando diversos indicadores como base para estruturar seu Score.

Essa escala envolve critérios para cálculo que incluem índices índices de frequência dos alunos dentro de períodos históricos e recentes e também o desempenho pedagógico no seu curso atual, além da análise do percentual de bolsa concedido ao aluno, o valor total em aberto no mês e a incidência de inadimplência histórica.

Essa funcionalidade tem uma grande importância para a escola, já que permite certa flexibilidade para controlar esses indicadores, podendo atribuir maior ou menor peso para cada critério – por exemplo, percentual da bolsa. Os critérios estão relacionados com as principais informações dos alunos, como notas de avaliações, mensalidades pagas ou atrasadas, entre outros.

Além disso, é possível conferir com facilidade o Score do Aluno e saber quais estão mais propícios à evasão para que medidas sejam tomadas a fim de evitar que esse aluno saia da escola. Entre essas ações preventivas estão entrar em contato com o estudante para saber o que está acontecendo, conversar com pais ou responsáveis sobre a questão ou negociar desconto na mensalidade, por exemplo.

As vantagens de utilizar o Controle de Retenção em sua escola

O Controle de Retenção do Sponte apresenta algumas importantes vantagens para o gestor escolar e para a escola, sendo uma ferramenta essencial para evitar a perda de alunos matriculados. O principal benefício é o de ter uma maior visibilidade e controle de quais alunos indicam sinais de estarem propícios à evasão, como excesso de faltas e inadimplência.

Com esse recurso, a sua escola tem a flexibilidade necessária para administrar os indicadores e o que considera como “bom” e “inadequado” em relação aos critérios utilizados nos cálculos. Além disso, é uma funcionalidade que permite que as áreas da escola se comuniquem em um mesmo sistema. O Controle de Retenção possibilita que o setor pedagógico acrescente as informações pertinentes de sua área, enquanto o setor financeiro faça o mesmo. Isso possibilita que o gestor verifique todas essas informações consolidadas e com o cruzamento de dados realizado.

Conheça o Software de Gestão Escolar Sponte

O Software de Gestão Escolar Sponte disponibiliza recursos pensados em garantir mais produtividade e automação para a sua escola. São diversas funcionalidades, como Portal do Aluno, armazenamento de arquivos na nuvem, notas fiscais eletrônicas e integrações com outros sistemas, que garantem uma gestão mais simplificada.

Já é cliente Sponte e quer saber mais sobre todos os recurso que essa funcionalidade oferece? Entre em contato através do chat online do sistema, telefone (46) 3309-2370 ou e-mail sponte@sponte.com.br.

Ainda não é nosso cliente e ficou interessado? Clique aqui.

 

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

2 thoughts to “Entenda qual é a importância do Controle de Retenção do Sponte”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *