10 problemas que adolescentes enfrentam na escola (Parte 1)

A adolescência é uma fase de alterações físicas, mentais e sociais. Na escola isso se reflete em estudos deixados de lado e uma pitada de rebeldia. Com a internet e o celular, os problemas aumentam. Tudo isso contribui para que jovens tenham dificuldades na hora de estudar. As vezes, as mudanças afetam diretamente o desempenho escolar e as notas do aluno, que não está preparado para tantas novidades no corpo e na vida em sociedade.

É bom ter em mente que é completamente normal o adolescente ter problemas nessa fase. Ter inseguranças e dúvidas faz parte do desenvolvimento dele. Diante da mudança de comportamento, educadores e gestores ficam sem saber como agir. Pensando nisso, montamos uma lista com 10 dicas rápidas, dividas em duas postagens aqui no blog, com os principais problemas dos jovens na hora de estudar, o que pode estar atrapalhando e o que fazer para ajudá-los.

Sono

Desenvolver qualquer atividade com sono é difícil. Adolescentes precisam dormir ao menos 8 horas por dia. Quando perceber que um aluno tem dormido em sala de aula ou vive cansado, procure a família para uma conversa. Junto aos pais, tente organizar os horários do aluno para que ele esteja mais disposto durante o dia.

Bullying

Uma pesquisa realizada em 2009 pelo Núcleo de Análise do Comportamento da Universidade Federal do Paraná mostrou que 66% dos alunos de ensino fundamental e médio dizem sofrer ou cometer agressões físicas ou morais com seus colegas. A escola não pode limitar-se a identificar e punir os alunos que praticam o bullying. Fale abertamente sobre o tema. Educadores e gestores têm de identificar o bullying na rotina e levar os alunos a refletir sobre as suas diferenças, aprendendo a conviver e a aceitar o outro.

Celular

É difícil encontrar um adolescente que não tenha celular. O aparelho é usado para mandar mensagens, jogar, ouvir música, falar com os amigos e ver redes sociais. O resultado é que, algumas vezes, o celular atrapalha os estudos. A escola tem duas saídas: ou proíbe os smartphones ligados durante as aulas, ou modifica sua estrutura educacional para utilizar os celulares a seu favor, como comentamos em nosso post sobre Whatsapp. Mas uma coisa é certa: celulares recebendo notificações durante toda a aula desvia a atenção, e os alunos devem respeitar os horários de aula.

Internet

Um acervo de informações gigantesco que pode ser utilizado a qualquer momento. Porém, a internet também uma ferramenta de distração na qual jovens passam horas apenas com conteúdos pouco relevantes, sendo assim uma inimiga dos estudos. Existem várias formas de aliar a internet ao aprendizado. Auxilie os alunos a gerenciar o tempo online. Durante o horário de aula, ensine aos alunos como aproveitar melhor a web, e use os artifícios da própria rede. Youtube, blogs, vlogs, redes sociais: use o universo dos adolescentes para o aprendizado.

Problemas Familiares

Ter problemas em casa é absolutamente normal e os jovens não ficarão imunes a essas dificuldades. A escola tem o dever de agir quando percebe que o rendimento escolar diminui. Chame a família para conversar, acompanhe o jovem e tente compreender junto a ele o que está acontecendo.

 

São problemas que nem sempre são simples de serem driblados, mas são possíveis. Lembre-se: a escola não é inimiga dos adolescentes. Ela pode ser um lugar de conforto e conversa de mente aberta à novas experiências.

 

Clique aqui e confira a segunda parte deste artigo.

2 thoughts to “10 problemas que adolescentes enfrentam na escola (Parte 1)”

  1. Quero aprender a lidar com jovens problemáticos na escola em todo lugar, fui professor no sistema prisional, sou sociólogo gosto de trabalhar com o ser humano tenho facilidade em relacionamento, enfim quero aprender e passar meus conhecimentos para o ser humano.

    1. Olá, Marcos. Parabéns pelo seu trabalho! Esperamos que o artigo tenha acrescentado seu conhecimento nessa área e que você possa continuar firme na luta por um futuro melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *